Foram quase dez anos trabalhando para outras marcas até que a estilista Duda Braga decidiu criar a sua. Batizada de Brir, a grife de acessórios começou com vendas para os amigos e os amigos dos amigos até que virou e-commerce de sucesso. Hoje, com uma loja na Rua Faro, no Jardim Botânico, e no Shopping Rio Design Leblon.
Para Duda, a mudança é uma evolução natural do negócio, que começou sem grandes pretensões como o projeto pessoal em 2012, depois do início da carreira como figurinista na TV Globo e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; e de passagens por marcas como Farm, Lenny Niemeyer e Isabela Capeto. Contando apenas o período ao lado de Isabela, foram oito anos e mais dez coleções apresentadas no São Paulo Fashion Week, uma história que reforçou ainda mais seu apego pelo artesanal.
Formada em 2004 pelo Instituto Marangoni, de Milão, a estilista traz para o seu trabalho uma relação forte com a matéria-prima. Cria de forma orgânica, a partir dos materiais que encontra, e só então faz o desenho final. Surgem assim bijoux exuberantes desenvolvidas com resinas importadas da Alemanha, como o pretzel; ou interessantes leituras feitas com materiais surpreendentes como a piaçava, comumente associado à produção de vassouras.
Outra característica forte no mix da Brir é a preocupação com o conforto e o caimento das peças e, não à toa, todos os brincos assinados por Duda pesam, no máximo, nove gramas. É o caso do brinco alga, sucesso entre as cariocas mais bacanas da cidade e best seller da marca. Mero detalhe para alguns, a exigência veio com o próprio uso e a partir de conversas com clientes e amigas. Aliás, assim como quase tudo na marca.
A Brir é carioca, autêntica, feita a mão, e no Brasil.
Luxo é ser artesanal.